25 março 2015

Resenha A Cidade do Sol

Editora: Nova Fronteira
Autor: Khaled Hosseini
Número de páginas: 368 
Sinopse: Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. 
Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Resenha 

O livro cidade do sol é uma história emocionante, muito emocionante mesmo. Estou escrevendo esta resenha quase chorando, quem já leu vai me entender.  É uma história que você irá se apaixonar, mas que também tem que ter muito emocional para lê-la, é uma história triste, porém é a realidade dessas 2 mulheres (Laila e Mariam), não só a realidade delas, não só a realidade de um simples livro, mas é a realidade de quem ainda vive neste mundo, onde as mulheres tem que obedecer o homem e servir a ele.
A cidade de sol é uma história alegre e aterrorizante ao mesmo tempo, uma história com muita violência, mas também com muito amor. E o mais importante com muita esperança, a esperança de algo melhor, de uma vida melhor. A história começa desde os anos 70 até o século XXI.
A história é dividida em algumas partes, primeiramente conhecemos Mariam, uma jovem de 15 anos, que pensa que sua mãe é uma vilã, no começo da história percebe-se que ela gosta mais do pai, até que um dia ela ver toda a verdade do que tanto sua mãe sempre falava. Após a morte da sua mãe, Mariam conhece a verdadeira dor, ela achava que seu pai era uma “boa pessoa”, mas ele se desfez dela tão rapidamente, o casou com apenas 15 anos de idade com um homem de 45 anos (sim, gente, parece ser um absurdo, mas nesse país a vida é assim).
Na segunda parte da história, conhecemos Laila, uma garota linda, de apenas 14 anos de idade. Laila é uma jovem sonhadora e que tem um futuro brilhante pela frente, ela é apaixonada por Tariq (um lindo garoto). Mas toda essa esperança se desfaz, quando seus pais morrem.
“A sensação de não conseguir acreditar na própria audácia, na própria coragem. O estranho e indescritível prazer mesclado à dor. E o olhar, a imensa variedade de olhares que viu no rosto de Tariq: de apreensão, de ternura, de desculpas, de constrangimento, mas acima de tudo, acima de tudo mesmo, de desejo.”
Na terceira parte da história, Mariam e Laila enfrentam todo esse sofrimento juntas, sem nunca perder o sentimento da esperança. Mariam e Laila são incríveis, eu me admiro bastante delas duas, do quanto elas são guerreiras. Todo sofrimento que as duas passaram não é pra qualquer pessoa, eu mesma não suportaria.
Ler esse livro não foi fácil, cada página era uma emoção, o autor soube escrever o livro e deixar o leitor preso a história, ele soube tirar as lágrimas de muitos leitores. É impossível ler este livro sem se emocionar.
Eu mesma, gosto muito de livros que fala sobre guerras, mas esse é diferente, é um livro que descreve o verdadeiro impacto da guerra, é um dos livros mais emocionantes que já li, recomendo a todos.


Um comentário:

  1. Chorei horrores com esse livro, até mais do que eu chorei lendo "O Caçador de Pipas". rs

    Foi bom saber que não fui a única.

    Adorei o blog.

    Beijos;**

    http://www.paixoniteliteraria.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, fique à vontade para comentar no blog. Deixe o link do seu blog também, que visitarei ele assim que ver seu comentário. Obrigada pela visita ♥



© Jovens Leitores - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Irisvanda Bento Vieira .