20 fevereiro 2015

Resenha Uma Vida Para Sempre



Título: Uma Vida Para Sempre
Editora: Novo Século
Autora: Simone Taietti
Número de Páginas: 351
Sinopse: "Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida.
Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação.
As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo.
Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias.
Quanto dura o para sempre?
Ethel descobriu."

Resenha


Pela sinopse, muitos devem está pensando “esse é mais um daqueles livros bobos, onde o personagem tem câncer e morre no final”, mas está bem enganado quem pensou assim.  Uma Vida Para Sempre é um livro diferente, até porque a doença de Ethel é bem rara, o nome da sua doença é Cipa (Insensibilidade Congênita à Dor com Anidrose), ou seja, ela não sente dor e nem transpira.
Muitos devem ter pensado “Cara, que incrível não sentir dor”, mas não é bem assim, é tipo horrível passar por isso, pois Ethel corre o risco de morrer por dores simples e ela não pode falar que está sentindo aquilo, o que exige uma proteção enorme. E sua mãe muito preocupada com ela e com medo que ela morra o protege mais que o necessário, proibindo Ethel de ter amigos no hospital.
Sem que sua mãe saiba, Ethel começa a pesquisar tudo sobre sua doença e descobre que a maioria das pessoas que convive com esta doença não vive por muito tempo. Ela não tem medo da morte, quando tinha apenas 8 anos de idade, seu pai morreu e após um tempo Ethel começa a frequentar enterros de estranhos, ela tenta muitas vezes preparar as pessoas ao seu redor para a morte, mas não é compreendida, principalmente pela sua mãe.  Ethel acredita que devemos viver a vida como se fosse nosso último dia de vida, até porque para ela, ninguém escapa da morte, pois ela ou qualquer outra pessoa que está doente pode viver mais do que aquele que está cheio de saúde.


“Sempre fugimos da normalidade, mas só até o exato ponto em que percebemos que a normalidade provavelmente está atrelada aos melhores momentos de nossas vidas. Isso me lembra a pesarosa expressão ‘Eu era feliz e não sabia’.”
Ethel vive muito em hospitais também e ela gosta daquele lugar, pois é o único lugar onde ela se sente a vontade e conhece muitas pessoas com o mesmo pensamento que o seu, porém sua mãe o impede de conviver com essas pessoas, mas ela continua convivendo com essas pessoas escondido da sua mãe.  Lá no hospital, Ethel conhece Vitor, um garoto de 19 anos que tem LMA (Leucemia Mileóide Aguda), ela descreve Vitor como um menino lindo e que tem um sorriso capaz de fazer Africanos e Sul Americanos darem as mãos, haha e é um garoto pelo qual Ethel se apaixona e vive uma linda história de amor. Porém Vitor também tem grandes chances de morrer e Ethel tenta aproveitar os últimos dias da sua vida.
E falando sobre o livro, eu não poderia me esquecer de Catarina, que sempre foi amiga de Ethel, quando todos os discriminavam e não queriam encostar de junto dela. Porém, nem tudo são flores e Catarina e Ethel são afastadas por conseqüência do destino, mas após um tempo, elas voltam a ser amigas novamente.
O livro pode parecer clichê, mas é um livro que nos ensina muito. A escritora até fala que nós deveríamos para com isso de doar sangue só quando alguém da família ou um amigo esteja precisando que as pessoas deveriam ser mais generosas.


“ E atire a primeira pedra quem nunca tentou se agarrar a uma ilusão para conseguir respirar quando na iminência de uma realidade muito mais dura e fria. Sabemos exatamente o que vai acontecer, apenas não sabemos como. E é assim que seguimos dia após dia.”
Uma Vida Para Sempre foi uma leitura bem rápida, li em apenas 2 dias, porém tem tantas frases lindas e reflexões que devemos levar durante toda nossa vida, por isso a resenha ficou tão grande e eu tenho que parar por aqui, se não irei contar tudo e acabarei dando spoiler, kkk.  Este livro me arrancou algumas lágrimas e olha que eu não sou muito de chorar em livros.
Quero agradecer a Simone pela oportunidade da leitura do seu livro e lhe desejar muito sucesso!

Beijos, 



2 comentários:

  1. Assim que eu vi a capa desse livro eu me apaixonei, é simples, mas é linda *-*
    Gostei das frases que escolheu para o post, me deixou ainda mais ansiosa para ler!!
    Eu gosto de livros com esse tipo de tema, porque se aproxima um pouco mais da realidade e do drama do cotidiano de muitas pessoas!!
    Gostei da resenha, Beatriz, e já estou seguindo teu blog.
    http://wwwleituraromantica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom, fico feliz que tenha gostado tanto do livro, estou com ele aqui em casa e com certeza será uma de minhas próximas leituras. Ele realmente parece ser muito bom!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, fique à vontade para comentar no blog. Deixe o link do seu blog também, que visitarei ele assim que ver seu comentário. Obrigada pela visita ♥



© Jovens Leitores - 2015. Todos os direitos reservados | Criado por: Irisvanda Bento Vieira .